Em seu texto, José de Paiva mostra a importância da Magna Carta da ONU, assinada em 1945, e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948. Trazendo para o âmbito religioso, o autor mostra diversas frases como o amor e a fraternidade estão presentes nas pregações daqueles grandes homens que marcaram a história humana. É necessário reconhecermos as grandes ações que permitiram uma dignidade na vida da sociedade, e reconhecermos também que ainda há muito o que caminhar, para que todas as nações possam gozar das mesmas oportunidades.
José cita frases como o famoso mandamento bíblico que Jesus ordenou " “Amai-vos como Eu vos amei. (…) Não há maior Amor do que doar a própria vida pelos seus amigos”" - Jo 13: 34 e 15:13
José também relembrou a importante frase de Augusto Comte " Viver para os outros é não somente a lei do dever, mas também da felicidade”
Capa do livro Os Pensadores- Augusto Comte |
Augusto Comte dedicou-se a sua vida ao bem estar e felicidade de todos. Trabalhou no século XIX, para que todas as outras gerações pudessem viver de forma justa e feliz. Essas ações são muito importantes, pois somente homens a frente de seu tempo reconhecem a importância de viver e abrir oportunidades para todos os povos.
Aqui também não podemos esquecer de Clotilde de Vaux, aquela que foi um marco importante na vida de Comte, e mostrou para ele o verdadeiro amor.
José de Paiva Netto, presidente da Legião da Boa Vontade, autor de diversos livros cristãos , reconhece no fundador do Positivismo ideais nobres que podem ser aplicados no cotidiano humano.
Saúde e Fraternidade,
Luiz Gustavo Mota
Fontes:
- https://odocumento.com.br/jose-de-paiva-neto-natal-de-jesus-e-direitos-humanos/ - Natal de Jesus e Direitos Humanos
- https://www.ebiografia.com/jose_paiva_netto/
- https://www.traca.com.br/livro/1154372/pensadores-comte/ - Augusto Comte
Nenhum comentário:
Postar um comentário