O Catecismo Positivista é um livro e guia espiritual na fé para todo adepto do Positivismo Religioso. Em tempos que estamos enfrentando a pandemia do Coronavírus, destaco abaixo um texto da 8° conferência de nosso Catecismo, onde Augusto Comte busca acalentar nossos corações. As literaturas positivistas, e em especial o Catecismo podem ser adaptados e colocados em prática em qualquer situação de nossa vida, seja ela qual for.
Emblema da Sociedade Positivista do Rio de Janeiro |
Em nosso momento atual vejo muitas pessoas aflitas com o desenrolar da situação, preocupada com filhos, pais,avós , familiares e amigos em gerais. Nessa mensagem, nosso pai na fé, Augusto Comte, nos reforça a importância da unidade, solidariedade e cooperação humana.
" Com efeito, as necessidades contínuas oriundas de nossa constituição corporal impõem à Humanidade uma atividade material que domina o conjunto de sua existência. Não podendo desenvolver-se sinão por uma cooperação crescente, essa atividade, principal estimulante de nossa inteligência, fornece sobretudo à nossa sociabilidade sua mais poderosa excitação. Ela ai subordina cada vez mais a solidariedade à continuidade, onde reside o mais decisivo e o mais nobre de todos os atributos do Gran-Ser. Porquanto os resultados materiais da cooperação humana dependem mais do concurso da gerações sucessivas que do concurso das famílias coexistentes."
Augusto Comte, Catecismo Positivista - 8° Conferência, Página 249
Saúde e Fraternidade,
Luiz Gustavo Mota
💚
ResponderExcluirMuito boa esta passagem do Catecismo Positivista,pois nos lembra a importância do Altruísmo com todos os membros da sociedade e não apenas com aqueles que nos cercam," Viver para Outrem" é a formula da felicidade,como bem lembrou Clotilde De Vaux "Que prezares podem superar os da dedicação",nada melhor do que fazer o bem ao próximo . Saúde e Fraternidade
ResponderExcluir