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segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Jesus Cristo e o Positivismo

O Cristianismo é o principal segmento religioso desde os tempos de Augusto Comte. Possui cerca de 2,3 bilhões de seguidores do mundo. No Brasil esses dados não são diferentes e cerca de 80% da população afirma proclamar a fé cristã.

A partir disso e da grande polarização atual referente ao Cristianismo,vamos nesse artigo definir a figura de Jesus Cristo na ótica positivista, partindo dos princípios históricos sobre sua vida.

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Representação de Jesus Cristo que estamos habituados a ver

O nosso mestre Augusto Comte acreditava que haveria uma transição natural do catolicismo para o positivismo. Apesar de em nossos tempos a Igreja Católica tenha trabalhado com maior eficácia em sua humanização e na valorização da palavra Humanidade,  a transição conforme Comte previa não aconteceu , pois de forma rudimentar, a religião cristã impregnou-se em diversos elementos da sociedade, com grande fortificação. Tornou-se responsável pela arquitetura do Ocidente e se manteve assim no decorrer dos tempos.

Para Comte, nada disso seria possível sem a figura de São Paulo( que recebe um mês no calendário positivista). Ele foi a grande mentor responsável pela organização e a construção do cristianismo, sendo assim o seu fundador.

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Segundo pesquisadores, esse seria o rosto de Cristo levando em consideração fatores do período em que teria vivido

Mesmo com a grande importância que São Paulo recebe, a figura de Jesus Cristo não é excluída, e está diretamente subentendida na figura de São Paulo. Pierre Laffitte, apóstolo direto de Augusto Comte, considerou Jesus como modelo de conduta a ser seguido pelos que em sua vida foram injustiçados de alguma maneira. Ao analisarmos a trajetória de vida segundo os livros religiosos, podemos afirmar sem dúvidas nenhuma, que Cristo honrou os princípios positivistas, serviu à Família, à Pátria e à Humanidade.Vivendo em uma sociedade intolerante e 100% teocrática, repleta de  pensamentos preconceituosos, Jesus recebia todas as pessoas de forma igualitária, reconhecia a grande importância da mulher para à Humanidade, recebia os excluídos como os doentes, divorciadas e propunha a sua integração na sociedade, sem nenhuma forma de julgamentos. Nos nossos tempos atuais, mesmo com a grande quantidade de seguidores de Cristo, exemplos contrários aos seus ensinamentos continuam a acontecer, muitas vezes defendidos por cristãos. Jesus ousa ao dizer, conforme relatado no livro de João  " Amai-vos uns aos outros assim como eu vou amei". A sociedade possui uma grande dificuldade de entendermos que a Humanidade nos fez irmãos. Extremamente ligados pelo ódio, preconceito, classes sociais as pessoas não buscam viver em uma grande harmonia, e sempre propõe e incentiva formas de criar novas divisões, e se afastarem cada vez do que se foi proposto.

O nosso Catecismo Positivista, em sua 1º conferência nos lembra transformar radicalmente a personalidade dos trabalhos humanos advirá da educação positiva. Somente dessa forma iremos trabalhar pela Humanidade, porque amamos ela e necessitamos sempre dela.

O pensamento altruísta, está também relacionado as ideias de Cristo. O amor que não quer nada em troca, o amor ligado pelo bem comum. No livro de Tiago nos é lembrado isso " Porque, onde há inveja e espírito faccioso, ai há pertubação e toda obra perversa". Podemos lembrar também da famosa passagem do Bom Pastor. Um pastor que possui 100 ovelhas, e perde uma, garante a segurança das 99 ovelhas, e por amor um amor desinteressado arrisca sua própria vida , coloca-se em segundo plano na procura pela ovelha.
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Papa Tawandros II da Igreja Copta e Papa Francisco. O ecumenismo e o diálogo inter - religioso sempre foi uma bandeira defendida pelo Positivismo

Nosso mestre Augusto Comte, coloca nas literaturas indicadas ao positivista a Bíblia e o Corão. A Religião da Humanidade, em nenhum momento quer negar as outras doutrinas e promoverem seu esquecimento. O grande Teixeira Mendes por exemplo, foi o maior incentivador do ecumenismo entre o positivismo e o cristianismo e chegou a fazer inaugurações juntos com sacerdotes católicos. O membro da Academia Brasileira de Letras, Paulo Carneiro, grande seguidor de Comte, chegou a expor as ideias da Religião da Humanidade para o Papa João XXIII. Toda religiosidade expressa pelos povos demonstra a existência de uma Religião Universal, para os Positivistas classificadas na Religião da Humanidade
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Raimundo Teixeira Mendes, autor da bandeira brasileira, apóstolo da Humanidade e grande referência para o Positivismo Religioso.

Outro livro totalmente ligado a vida de Jesus que está na biblioteca positivista é a Imitação de Cristo de Tomás de Kempis. O livro foi escrito no século XV pouco antes da Reforma Protestante, foi um dos mais traduzidos do mundo e segue ainda hoje sendo um dos mas difundidos quando tratamos sobre espiritualidade. Escrito na região entre Bélgica e Alemanha, Kempis escreve baseado nos fatos da sua convivência ( Kempis vivia em clausura) e propõe que para o entendimento da doutrina e dos preceitos de Cristo, é necessária uma ruptura com o pensamento do mundo.


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Imitação de Cristo, obra de Tomás de Kempis
A Religião da Humanidade se classifica como a evolução de todos esses fatores religiosos como mostra Comte na lei dos três estágios, porém ressaltando que em nenhum momento não renega e não busca excluir a história humana. Toda forma religiosa que se é expressa pelos povos tem muito valor dentro da doutrina, desde os tempos históricos a religião está caminhando lado a lado com a vida humana e tem como objetivo criar laços e respaldar a vida com valores, missões. Jesus Cristo se soma a esses grandes fatores históricos com uma ajuda benéfica, dessa forma nos permitindo o desenvolvimento com o único objetivo de alcançarmos o progresso
 Compreendendo todos os fatos de nossa trajetória, o Positivismo busca expor hoje um novo paradigma na história humana, o estado positivo.

Saúde e Fraternidade
Luiz Gustavo Mota

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