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quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Por que o Positivismo não é aceito como religião pelos teologistas?

É notável a dificuldade que o mundo, por influência teológica, não consegue compreender o Positivismo em sua esfera religiosa. Com isso, diversas mentiras se espalharam e dificultaram o entendimento da doutrina de Augusto Comte

O fato central do Positivismo estar focado na Humanidade, consegue incomodar muitos religiosos. Taxar de absurdo o marco de Clotilde na vida de Comte é considerado por muitos um delírio. Como podemos entender essa situação?

Simplesmente, não houve um entendimento do que é a Religião da Humanidade, e também não houve um estudo sobre o material produzido por Comte. Palavras misturadas e baseadas a fatos isolados da vida do grande mestre se tornaram realidades incontestáveis.
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As religiões pelo mundo. Reprodução de brasilescola.uol
A Humanidade é a nossa única certeza. Ela é responsável por produzir nossos alimentos, é nela que podemos nos locomover, sonhar, chorar. Devemos a ela a oportunidade da vida, e isso muitas vezes deixamos passar despercebido. Se devemos a vida a ela, porque não devemos reconhecê-la com a importância que merece? É a ela que devemos a vida, e Clotilde e forma muito bonita sempre irá representá-la.

O fato de Clotilde ser um marco na vida de Comte é tido como uma loucura sem fim, por muitas pessoas que não entenderam a essência do amor. O amor é um sentimento que nos permite uma reflexão em nossa vida, uma oportunidade para que podemos a partir dele criarmos bons hábitos e sairmos de um marasmo.Clotilde trouxe para a vida de Comte um sentimento que ele ainda não havia  sentido de forma verdadeira, o amor em que se é possível criar um elo espiritual. Partindo disso, Comte entende a necessidade de passar adiante esse amor verdadeiro, que a Religião da Humanidade tem como objetivo transmitir e permitir que ele seja multiplicado.

Os teologistas falam de forma absoluta que é possível um homem falar com uma cobra, flutuarmos com a ajuda de anjos e dialogar com pessoas que já se foram. Essa verdade, é absoluta, incontestável, totalmente dogmática.

Ao mesmo tempo que esses pensamentos são verdadeiros e absolutos, acreditar que um amor verdadeiro e fraterno, pode revolucionar a vida de um homem, e a conduzir a grandes ideias é tido como um absurdo, um surto.

Se pensarmos de forma racional, existe sentido nessas colocações?

Saúde e Fraternidade
Luiz Gustavo Mota


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