O fato central do Positivismo estar focado na Humanidade, consegue incomodar muitos religiosos. Taxar de absurdo o marco de Clotilde na vida de Comte é considerado por muitos um delírio. Como podemos entender essa situação?
Simplesmente, não houve um entendimento do que é a Religião da Humanidade, e também não houve um estudo sobre o material produzido por Comte. Palavras misturadas e baseadas a fatos isolados da vida do grande mestre se tornaram realidades incontestáveis.
As religiões pelo mundo. Reprodução de brasilescola.uol |
O fato de Clotilde ser um marco na vida de Comte é tido como uma loucura sem fim, por muitas pessoas que não entenderam a essência do amor. O amor é um sentimento que nos permite uma reflexão em nossa vida, uma oportunidade para que podemos a partir dele criarmos bons hábitos e sairmos de um marasmo.Clotilde trouxe para a vida de Comte um sentimento que ele ainda não havia sentido de forma verdadeira, o amor em que se é possível criar um elo espiritual. Partindo disso, Comte entende a necessidade de passar adiante esse amor verdadeiro, que a Religião da Humanidade tem como objetivo transmitir e permitir que ele seja multiplicado.
Os teologistas falam de forma absoluta que é possível um homem falar com uma cobra, flutuarmos com a ajuda de anjos e dialogar com pessoas que já se foram. Essa verdade, é absoluta, incontestável, totalmente dogmática.
Ao mesmo tempo que esses pensamentos são verdadeiros e absolutos, acreditar que um amor verdadeiro e fraterno, pode revolucionar a vida de um homem, e a conduzir a grandes ideias é tido como um absurdo, um surto.
Se pensarmos de forma racional, existe sentido nessas colocações?
Saúde e Fraternidade
Luiz Gustavo Mota
Nenhum comentário:
Postar um comentário