Envie sua pergunta

Nome

E-mail *

Mensagem *

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Os sacramentos positivistas

Quando pensamos em sacramentos, provavelmente, lembraremos de uma criança sendo batizada, ou talvez de um momento de reunião familiar, celebrando a ascensão dentro de um dogma religioso. O sacramento são pequenos momentos onde são comemoradas pequenas elevações na vida espiritual do ser humano.

 Nesse artigo veremos um pouco disso , qual a função dos sacramentos e como eles se aplicam no Positivismo Religioso.
Resultado de imagem para augusto comte
Augusto Comte, pai do Positivismo

O sacramento tem como objetivo criar um laço com seu povo,e por meio dele, criar um vínculo de renovação com seus seguidores. Essa ideia de sacramento é teocrático. A Igreja Católica possui 7 sacramentos ( batismo, confirmação,eucaristia,penitência, unção dos enfermos, ordem e matrimônio) as Igrejas Protestantes  possuem 2 ( batismo, ceia). As religiões de matriz afro também possuem  ritos de sacramentos, o mas conhecido é o da iniciação, momento em que a pessoa fica em retiro e raspa seu cabelo

 Comte, sabendo disso, desenvolveu os sacramentos para a Religião da Humanidade. Na 4º conferência do Catecismo Positivista, Augusto Comte indica os sacramentos como a preparação pela qual durante o conjunto da vida objetiva, cada digno servidor da Humanidade deve seguir afim de alcançar a eternidade subjetiva.
Resultado de imagem para sacramentos
Conjunto de ícones de sacramentos que estamos habituados a ver

O Positivismo possui 9 sacramentos

1 - Apresentação
2 - Iniciação
3 - Admissão
4 - Destinação
5 - Casamento
6 - Madureza
7 - Retiro
8 - Transformação
9 - Incorporação

Seus significados:

1 - Apresentação - Um sacramento que representa a festa para a família. Equivale a um batismo católico. É o compromisso que os pais assumem de educar seus filhos segundo os valores altruístas. Amar conhecer e servir à Humanidade. Momento que a criança recebe o nome segundo os nomes que constam do calendário positivista ( lembrando que não necessariamente os pais devem escolher somente aquele nomes.)

2 - Iniciação - O sacramento da iniciação é o momento pelo qual os estudos se inicia. Onde são introduzidas as 7 ciências - Matemática, Astronomia, Física, Química, Biologia, Sociologia e Moral

3 - Admissão - O sacramento da admissão representa o concurso individual. Um momento muito especial na vida, quando se incia o descobrimento dos dons. Momento que os estudos são finalizados e é recebido do sacerdote o conhecimento das 7 ciências.


4- Destinação -  Sacramento que representa o momento em que se é escolhido a profissão. É uma decisão pessoal de acordo com os interesses, gostos e aptidões individuais


5- Casamento - União de duas pessoas em prol da Humanidade. O sacramento do casamento jamais deve ser " arranjado ". Esse sacramento deve estar palpado do amor


6 - Madureza  - Reitera a destinação. Nos tornamos mestres em nossos ofícios.


7- Retiro - O retiro é o sacramento da passagem. Equivale a aposentadoria. Momento em que passamos nossos ensinamentos aos que estão emergindo.


8 -Transformação - Equivale mas o menos à missa de corpo presente, acompanhadas de música solene e as palavras do Hino do Amor de Teixeira Mendes. Pode também substituir a chamada extrema unção do catolicismo em momentos de adoecimento.
Resultado de imagem para frases de teixeira mendes
Hino do Amor de Teixeira Mendes


9 - Incorporação - 7 anos após a morte, os restos mortais do confrade são levados para o Bosque  Sagrado , ao redor dos Templo da Humanidade onde serão introduzidos ao órgão da Humanidade. Cada túmulo será ornado com uma simples descrição um busto, conforme grau de glorificação alcançada.



- Augusto Comte não instituiu nenhuma regra aos sacramentos, assim podendo ser realizados de que o celebrante julgar ser justa. Eles também não necessitam seguir a ordem imposta. Comte buscou escrever as coisas de modo que as gerações possam se adaptar em seu íntimo particular.


Os sacramentos tem o objetivo de respaldar a vida daquele que segue o Positivismo. Ser um norte, no meio das dificuldades da vida.
Na 4º conferência do Catecismo Positivista, Comte fala da necessidade em consagrar todas as fases da existência , ligando elas à vida pública. Os sacramentos positivistas são resultados de estudos, experiências de vida que o único objetivo: A elevação da Humanidade. A vitória do altruísmo sobre os valores egoístas.

Vivemos em sua sociedade que foi corroída pela mentira, ganância. A sociedade com o passar dos tempos desenvolveu-se sem sem ordem, e a consequência foi catastrófica. Os sacramentos tem a função de fazer oposição a todos esses impulsos negativos. Uma vida respaldada pelo respeito, humildade consegue trazer benefícios inúmeros. Os nove sacramentos propostos por Comte tem a ideia de transmitir um acompanhamento, estar presente na vida do ser humano e ser um importante responsável por trazer a elevação na pessoa. Os laços egoístas estão muito fortes, possuem uma grande base os permite prevalecer. A vida altruísta está exatamente com essa intenção, promover a quebra de barreira e mostrar o quanto é bonito o amor desinteressado.

Uma vida iluminada por laços religiosos, com o amor produz resultados para a vida toda. Comte quando desenvolveu o Positivismo Religioso manteve as comunidades exatamente por isso. Ele sabia o quanto era importante a reunião das pessoas, a troca de experiência. Os sacramentos estão diretamente ligados a isso. Os sacramentos trazem uma orientação para um caminho feliz, honrando a Humanidade. Não é o interesse financeiro, material que está em jogo. É o bem estar da grande casa que a todos abrigam, a Humanidade. 

Saúde e Fraternidade

Luiz Gustavo Mota




- Para a explicação dos sacramentos, utilizei fontes e passagens do Catecismo Positivista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Augusto Comte e Pernambuco

 Um fato muito interessante que Ivan Lins brilhantemente recorda em sua obra - História do Positivismo no Brasil - é o conhecimento de Augus...