Envie sua pergunta

Nome

E-mail *

Mensagem *

terça-feira, 5 de novembro de 2019

Augusto Comte e o Meio Ambiente

O meio ambiente nos últimos tempos ganhou espaço nos temas de debate. As mudanças climáticas, o aumento de resíduos, desastres ambientais ganharam maior enfoque das lideranças mundiais no final do século XX e início do século XXI. Nesse nosso artigo, vamos falar como a Religião da Humanidade tem acompanhado os temas acerca das questões ambientais.

Resultado de imagem para efeitos do desmatamento
Foto ilustra de forma chocante o efeito que a destruição ambiental pode causar.

O período do verão está chegando, e junto com as altas temperaturas, costuma chover bastante. É muito bom comum, todos os anos, ouvirmos notícias de enchentes e deslizamentos de terra nas grandes metrópoles do Brasil. Recentemente, o país acompanhou com apreensão, notícias sobre as tragédias ambientais que ocorreram em Mariana e Brumadinho. A preocupação ambiental é de certa forma recente, mas isso não acontece no Positivismo. Augusto Comte é o 1º grande pensador a abordar a necessidade de nos preocuparmos com o meio ambiente. No catecismo positivista, na 6º conferência, Comte irá dizer, em outras palavras, que o homem precisa do mundo, porém o inverso não acontece.

O ser humano, na doutrina positivista, faz parte do Gran-Ser junto com a Humanidade. Nós somos os administradores do mundo, devemos como criatura racional, trabalhar por um equilíbrio entre todas as criaturas, e que todas possam aproveitar os benefícios que a Humanidade oferece. Outro ponto importante é que nós vivemos dentro da Humanidade, uma Deusa que acolhe todos de forma igual. Partindo desse princípio, devemos ter a conscientização ao vivermos no mundo e trabalhar pela sua preservação. A moral no Positivismo é a mãe de todas as ciências, ela deve reger todas as outras. Como dessa forma podemos descartar latas de óleo em esgotos e rios? A cadeia ambiental que será afetada será enorme. Como podemos de formas diretas e indiretas incentivar o desmatamento? O desmatamento afeta todo o equilíbrio do planeta, pode provocar longos períodos sem chuva em determinado lugar.

A palavra chave quando tratamos do meio ambiente é a conscientização. Em todas nossas ações, como ensina nosso mestre, devemos buscar uma vida pautada pela moral. Uma vida palpada pela moral nos permite a honestidade, sinceridade e também o bem estar social de todas as criaturas. É obrigação do positivista cuidar da casa da Mãe Humanidade, e ensinar nossos irmãos a amá-la e respeitá-la.

Saúde e Fraternidade
Luiz Gustavo Mota


Fontes:
https://hypescience.com/anuncios-mostram-os-efeitos-chocantes-desmatamento/
https://www.todamateria.com.br/tudo-sobre-meio-ambiente/
- Catecismo Positivista, 6º conferência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Augusto Comte e Pernambuco

 Um fato muito interessante que Ivan Lins brilhantemente recorda em sua obra - História do Positivismo no Brasil - é o conhecimento de Augus...