Envie sua pergunta

Nome

E-mail *

Mensagem *

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Benjamin Constant - Padroeiro do Brasil para os Positivistas

Resultado de imagem para benjamin constant
Frase importante na trajetória de Benjamin Constant.

No dia 15 de novembro, relembramos a proclamação da República, data que está ligada fortemente com os ideais positivistas e a presença de Benjamin Constant, responsável por trazer os ideais de Augusto Comte ao nosso país. Nesse nosso artigo, contaremos brevemente a história desse grande brasileiro, que na data de hoje fazemos memória.

Nascido em 18/10/1833 em Niterói/RJ, Benjamin Constant de Botelho Magalhães foi militar, engenheiro, professor e estadista brasileiro.

Adepto ao Positivismo Religioso, Constant divulga os ideais positivistas na escola militar da Praia Vermelha, e conquista grandes adeptos, como o saudoso Marechal Rondon.Também foi adepto ao republicanismo e ao abolicionismo.

De origem humilde, mudou-se para a capital carioca em 1850, onde recebeu educação de monges. Logo depois, tornou-se professor auxiliar. Alista-se no exército em 1852 e torna-se professor em 1854.

Viaja para Paris, e retorna ao Brasil apaixonado com o Positivismo. Inicia a sua propagação no Brasil. Em 1860, participa da Guerra do Paraguai, tendo que retornar após sentir fortes febres.

Em 1880, a Monarquia Brasileira passa por diversas crises. Republicano convicto, Benjamin inicia a articulação em prol de um novo sistema político brasileiro junto aos militares. Em 1889, com a instauração da República e convidado a ser Presidente, porém recusa.É nomeado por Deodoro da Fonseca, Ministro da Guerra e depois Ministro da Instrução Pública, Correios e Telégrafos. Ocupando essa pasta, Constant teve como foco a educação, essencial em qualquer sistema governamental.

Constant foi um homem a frente de seu tempo. Preocupado com a inclusão social, ocupou o cargo de diretor do instituto criado por Dom Pedro II, dedicado aos deficientes visuais. O instituto depois foi renomeado e chama-se Instituto Benjamin Constant, e segue em atividade até os dias de hoje. Sua residência no bairro carioca de Santa Teresa, transformou-se no Museu Casa de Benjamin Constant, onde guarda relíquias e mostra um pouco do dia dia desse grande brasileiro. Constant ainda fundou junto com personalidades como Marechal Rondon,Euclides da Cunha, Miguel Lemos e Teixeira Mendes, à Sociedade Positivista do Brasil.

Constant transformou-se em 22 de Janeiro de 1891, sepultado no Cemitério São João Batista, em decorrência da malária.

Recordamos desse gigante brasileiro, muitas vezes esquecido.
Que a bravura de Constant, seja inspiração para todo povo brasileiro.


Saúde e Fraternidade,
Luiz Gustavo Mota















Fontes:
- https://museubenjaminconstant.blogspot.com/2019/05/educacao-no-mcbc-de-benjamin-constant.html
https://acervo.estadao.com.br/noticias/personalidades,benjamin-constant,667,0.htm
https://www.sohistoria.com.br/biografias/constant/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Augusto Comte e Pernambuco

 Um fato muito interessante que Ivan Lins brilhantemente recorda em sua obra - História do Positivismo no Brasil - é o conhecimento de Augus...