Está cada vez mais difícil, chegarmos em casa depois de um dia de trabalho, estudo e ligarmos o noticiário como um momento de descontração. Sentimentos egoístas, por diversas razões acompanharam a sociedade e trouxeram um profundo distanciamento da sociedade. Notícias de corrupção viraram rotina, a mentira ganhou espaço, e tantos outros elementos viraram algo que nosso subconsciente entendeu como normal.
Capela da Humanidade, em Paris |
Não precisa ser nenhum religioso na essência teológica da palavra, para sabermos que todos nós somos irmãos. Vivemos em um mesmo planeta, a origem dos nossos alimentos é a mesma. Então porque trapacear, roubar daquele que não tem, mentir e incentivar a desigualdade? Nesse cenário caótico, a fé na Humanidade é algo real ou somente uma utopia?
Vamos analisar juntos a situação dentro da ótica positivista.
Podemos definir a nossa sociedade hoje como os " tempos anárquicos". No Catecismo Positivista, na 2º conferência, Comte usa o termo para dizer que não há um poder espiritual aceito por todos.
Quando pensamos em conjuntos de seres humanos, tanto os passados, presentes e futuros não devemos considerar todos os homens, e somente levar em conta aqueles que assimilaram a verdadeira cooperação na existência comum. Todos nascem da Mãe Humanidade, mas não serão todos esses filhos que aceitam a nobreza de servir a Humanidade. Comte, como nosso supremo sacerdote, já nos deixa isso claro. A missão de um servidor da Humanidade é saber dialogar com aqueles que não aceitaram o sacerdócio natural, saber orientar e conduzir a pessoa a um processo de evolução. As pessoas com o passar dos tempos se afastaram, criaram um grande medo, por diversas razões. Devemos sempre lembrar que se o amor não existir no princípio, a consequência da ordem e do progresso jamais ocorrerão. A mãe de todos os sentimentos é o amor.
Recentemente, ganhou o centro da atenção da mídia o sequestro de um ônibus na Ponte Rio-Niterói.O jovem William entrou em no ônibus que estava seguindo para a capital carioca, e fez todos os passageiros reféns. Com uma arma de brinquedo, uma garrafa de gasolina ele causou pânico entre os passageiros.O sequestro durou mais de três horas,e teve o trágico fim, com a morte de William.
O jovem William, aos 20 anos, tinha desenvolvido em sua vida uma série de problemas psicológicos. Sua mãe relatou que ele usava o termo "depressão profunda" para descrever a agonia que ele sentia. Sua mãe também relatou que o filho estava revoltado com a falta de oportunidades de emprego.
William foi um exemplo de quem passou por um profundo transtorno. A máxima da religião positivista nos diz que o amor está no princípio, será que a sociedade no decorrer da vida desse jovem lembrou desse fato?
Como a 2º conferência do Catecismo Positivista nos indica, o Positivismo não se destina a convencer os letrados, mas sim os proletários e as mulheres. A missão de um servidor da Humanidade é fazer a função de um verdadeiro pai. Sem discriminação, de coração aberto buscar compreender o pensamento de cada pessoa, com o objetivo de sua elevação. Comte diz que " devemos viver pelo outro afim de reviver no outro"
Os positivistas sabem que a Humanidade não é toda poderosa, mas dentro do seu pouco poder deve se fazer tudo ao seu alcance. A Representante do Gran Ser , Santa Teresa D'Avila - relembrada por Comte no calendário positivista - possui uma bonita frase que nos ajuda a entender um pouco disso " O verdadeiro humilde sempre duvida das próprias virtudes e considera mais seguras as que vê no próximo".Como a 5º conferência nos recorda, a moral no Positivismo diz respeito as tentativas de compreender o que acontece na cabeça de cada um de nós.
Teresa D'Avila foi lembrada no calendário positivista de Augusto Comte |
A vida de Augusto Comte é um bonito exemplo que também devemos lembrar. Comte em nenhum momento se tratou ou obrigou tratamento como se fosse um deus . Augusto Comte foi um ser humano como nós, que errou, teve dúvidas, medo, pensou no suicídio como forma rápida de se livrar dos problemas, mas conseguiu sua evolução com o amor. Deixou a nós um bonito exemplo,e pensando nas gerações, desenvolveu a Religião da Humanidade.
Em poucas palavras, quando analisamos à sociedade a luz do Positivismo, devemos lembrar da frase de Comte " Viver para outrem não é somente a lei do dever, mas também a da felicidade".
Saúde e Fraternidade
Luiz Gustavo Mota
Nenhum comentário:
Postar um comentário