O pensamento positivo é algo que deve estar na vida de todos os seres humanos. Os impulsos simpáticos devem, necessariamente, se sobressair sobre os impulsos egoístas. Dessa forma, podemos dizer que o pensamento positivo está inserido no Positivismo Religioso.
Dentro da doutrina podemos afirmar que o positivista deve ser positivo. Ao mesmo tempo deve combinar o seu otimismo com aquilo que os fatos revelam. Essa combinação entre o real e o ideal caracteriza uma verdadeira positividade.
A pessoa que crê no poder do pensamento positivo acredita que um pensamento possa atuar de dentro para fora. Aquilo que eu mentalizo acaba ocorrendo graças ao poder do pensamento. Para Comte, o pensamento positivo atua de dentro para dentro. Ele não necessita de forças exteriores, mas muda a pessoa que pensou, predispondo a uma ação que terá por consequência uma ação positiva.
Vamos a um exemplo. Uma pessoa, por alguma razão, precisou amputar o braço. Ela inicia um pensamento positivo em prol que o seu braço crescerá novamente e sua vida voltará a ter a antiga normalidade. Sabemos que mesmo que seja importante o pensar positivo, essa ação não será concretizada pois está em contradição com os fatos.
Mas se essa mesma pessoa não der à amputação um peso excessivo, e entender que todas suas capacidades mentais e motoras estão em funcionamento, e conseguir compreender que é possível uma vida de qualidade e feliz, a pessoa mudou o que lhe causava perda e transformou esse sentimento em uma nova oportunidade em sua vida.
No Positivismo querer não é poder, mas sem o querer sem a força do desejo, nada pode acontecer ou mudar. Uma pessoa que não deseja nada não terá iniciativa para nada, ou seja, também não poderá mudar nada que deseje mudança.
Saúde e Fraternidade,
Luiz Gustavo Mota
Referências bibliográficas
https://www.estudopratico.com.br/positivismo-conceito-e-resumo-de-suas-caracteristicas/ - Acesso em 02.07.2020 - Foto de Augusto Comte
Muito bom!!
ResponderExcluir