Envie sua pergunta

Nome

E-mail *

Mensagem *

terça-feira, 17 de março de 2020

Coronavírus e o Positivismo

Nos últimos dias o tema coronavírus (conhecida como COVID-19) vem preocupando o Brasil e o mundo, e não podemos deixar de comentar aqui. Surgido na província chinesa de Wihuan, em pouquíssimo tempo atingiu Europa, Ásia, África, Oceania e América. 

Resultado de imagem para coronavirus

Segundo as informações do Ministério da Saúde o quadro pode variar de leve a moderado, semelhante a uma gripe. Em casos mais graves, podem ocorrer síndrome respiratória aguda e complicações, em casos extremos pode levar a óbito.

A doença é de alto perigo para idosos e pessoas de baixa imunidade. Seus sintomas são semelhantes a uma gripe comum como febre, tosse e dificuldade de respirar. Como prevenção, recomenda-se: lavar as mãos com água e sabão ou uso de álcool gel, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar aglomerações e manter sempre ambientes ventilados. Um detalhe importante é sempre buscar consultar fontes confiáveis e uma opinião médica.

Na história humana, diversas epidemias atingiram e promoveram grandes transtornos. A situação é séria e as notícias são preocupantes, porém devemos em primeiro lugar manter a calma e seguir as orientações indicadas pelos profissionais de saúde. 

O positivista reconhece que a Deusa Humanidade trabalha com atalho de seus servidores. Augusto Comte reconhece a ciência como dogma na doutrina positivista, exatamente por isso. A ciência é um pilar fundamental para todos os seres, pois pode promover benefícios e melhorar a vida humana. 

Em seu Credo Positivista, o Marechal Rondon nos lembra : 

Que a Ciência, estabelecendo a inateidade do amor, como a do egoísmo, deu ao homem a posse de si mesmo. E os meios de se transformar e de se aperfeiçoar.

Que a Ciência, a Arte e a Indústria hão de transformar a Terra em Paraíso, para todos os homens, sem distinção de raças, crenças,: nações – banido os espectros da guerra, da miséria, da moléstia.


Como já lembrado em diversos textos desse blog, a vida humana nos impõem diariamente propor as reflexões de Comte - Amor e Fé. Esses dois elementos devem estar em quaisquer situações. É nos momentos de dificuldade que a colocamos em prova para nós mesmos.

Direcionemos nossas preces à Mãe Humanidade, para que nos guie e ampare todos os corações. É em momentos de preocupação que os bons servidores da Humanidade devem agir, afinal somos todos irmãos e devemos buscar o bem estar de todos.

Saúde e Fraternidade,
Luiz Gustavo Mota



Para outras informações sobre o coronavírus acesse :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Augusto Comte e Pernambuco

 Um fato muito interessante que Ivan Lins brilhantemente recorda em sua obra - História do Positivismo no Brasil - é o conhecimento de Augus...