Envie sua pergunta

Nome

E-mail *

Mensagem *

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Como eu me tornei positivista

O Positivismo surge no século XIX propondo um novo paradigma na história mundial. Ao longo do tempo, cheio de altos e baixos, diversas pessoas se converteram, aceitando os ensinamentos propostos por Augusto Comte. A primeira pessoa adepta ao Positivismo Religioso, foi a filha adotiva de Comte, Sofia Bliaux.

Resultado de imagem para augusto comte e clotilde de vaux
Comte e seus 3 anjos - Sua mãe Rosália, sua filha adotiva Sofia e Clotilde de Vaux. Foto extraída da Wikimedia
Nesse artigo colocarei de forma resumida como foi o meu conhecimento com o Positivismo e como eu aderi e conheci a doutrina.

Para aqueles que já me conhecem, fica claro que o positivismo entrou na minha vida por intermédio de Cândido Mariano da Silva Rondon - O ilustre Marechal Rondon, que marcou a história do Brasil. Desde muito pequeno, a trajetória desse grande homem encheu meus olhos, e o seu exemplo de bravura, ternura me inspira até hoje. Conheci a figura de Rondon, quando descobri que o estado brasileiro de Rondônia, se chamava assim em sua homenagem por ele ter sido o fundador daquele estado. Qualquer pessoa que faz uma leitura resumida da biografia de Rondon, ficava encantado. Em um período de poucas condições, Rondon introduziu aos grandes centros, um Brasil que ainda era desconhecido.

Resultado de imagem para marechal rondon
No dia 05 de maio é comemorado o dia do Marechal Rondon, patrono das comunicações no Brasil. Foto extraída do Grupo Avanzi.

A partir disso, comecei a estudar um pouco mais sobre sua trajetória. Descobri por volta dos 14,15 anos que ele foi membro da Religião da Humanidade, doutrina pela qual eu já ouvi falar nos tempos da escola. Aos 16 anos, em um sebo no centro de São Paulo, acho o " Catecismo Pozitivista ", livro escrito por Comte que contém tudo aquilo que o positivismo é. Recebi a quantia para comprar o livro do meu tio, Vinícius Carvalho, que gentilmente me apoiou para que eu pudesse adquirir o livro e conhecer mais sobre a doutrina. De primeira impressão, o Catecismo se torna um pouco confuso e de difícil entendimento ( o livro foi escrito a quase 200 anos), mas aos poucos, você vai se familiarizando com o jeito de Comte falar.

A partir desse tempo, eu continuei estudando e pesquisando um pouco mas para saber sobre o Positivismo. Encontrei pela internet, ótimos blogs como o do Arthur  Lacerda, do Gustavo Lacerda . Encontrei vídeos e textos do Érlon falando sobre o mestre Afrânio Pedro Capelli. Aos 17 anos sofri um acidente em casa, após cair de uma escada. Inicialmente, o diagnóstico foi pessimista, mas em toda a situação busquei meditar nas palavras de Comte do próprio Catecismo " O positivista reza pelos seus melhores afetos". Contrariando diagnósticos médicos, a recuperação foi rápida, permitindo uma recuperação em menos de dois meses.


Aos 18 anos, em 2016, foi lançado o filme Rondon, o desbravador. Foi um momento de bastante felicidade, pois foi posto a nível nacional a trajetória de um herói nacional. O desejo e gosto por ele sempre foi muito grande. No mesmo ano, sonhei que estava em uma sala com um corredor longo. Nela, havia uma cadeira e uma pessoa que estava irradiando luz. Ao chegar perto, vi que era o Marechal  Rondon. Fascinado com aquilo, me ajoelhei e fiquei encantando com a quantidades de medalhas que seu traje militar havia. No sonho eu disse para ele " Quantas medalhas" e ele me respondeu com um sorriso alegre. Em seguida ele disse, " Não tem o que se preocupar, eu sempre vou estar com você". Todas as pessoas em determinados momentos da vida, possuem momentos de dúvidas. Acredito, que uma vida direcionada a bons ideais e exemplos. Rondon a partir disso se torna um membro da família.

Aos 20 anos, encontrei no Facebook um grupo chamado Positivismo - Religião da Humanidade. Troquei mensagens com o administrador da página por mais de um mês, até quando eu pedi para que ele me adicionasse. Comecei a conversar com o Sr. Hernani Gomes da Costa, que me relatou que teria sido membro da Igreja Positivista do Rio de Janeiro. Em princípio, Hernani era muito desconfiado,queria ver até onde esse papo todo ia rs. Aos poucos ele foi vendo que eu tinha até certo ponto de conhecimento, e que eu não possuía a maldade e o interesse, como muitos que o abordaram para deturpar o ensino de Comte. Papo vai, papo vem, conseguimos construir uma amizade bacana e percorrer juntos pelo estudo das célebres literaturas positivistas

A ideia de expor brevemente como conheci a doutrina tem um interesse único. Durante o decorrer da trajetória da Religião da Humanidade, faltou isso. O Positivismo é pouco conhecido pelos meus pais, por exemplo, e muitas vezes está ligado a fatos que não são verdadeiros, uma confusão comum feita é confundir Positivismo com Cientificismo. Depoimentos, contos de como foi a sua conversão, os motivos que levaram uma pessoa a aderir a fé a Deusa Humanidade fazem a diferença em qualquer ensinamento religioso. Augusto Comte manteve a comunidade religiosa, pois considerou fundamental e importante as pessoas se reunirem para trocarem informações, conversarem, tudo isso faz parte das três bases fundamentais de uma religião - Amar, Pensar, Agir. As trocas de experiências de vida, devem ser sempre ressaltadas e lembradas.

Quando nos familiarizamos com os textos de Comte, nos encantamos. O Catecismo Positivista, Discurso do Espírito Positivo, Curso de Filosofia Positiva trás importantes reflexões para o nosso tempo. Onde alguém, em pleno século XIX já mostraria preocupação com o meio ambiente e já buscaria soluções para esse problema? Por uma má interpretação acadêmica a respeito do ensino comteano, podemos notar na essência do positivismo que interpretações erradas se tornaram verdadeiras. Notei também, que muitas pessoas se familiarizam com os ensinos positivistas, mesmo sem saber quem é Clotilde e Comte, defendem ideais nobres que somados com os ensinos positivistas, o que será importante no decorrer do tempo. A grande realidade, é que o positivismo faz parte da vida das pessoas. O diálogo inter - religioso, uma data especial para a comemoração dos mortos, uma data que comemora a vida de Tiradentes. Necessitamos manter isso vivo na mentalidade das pessoas.
Resultado de imagem para tiradentes
Imagem de Tiradentes, em Belo Horizonte. Foto extraída do site da prefeitura de Belo Horizonte

O tempo atual trás uma reflexão para todo o positivista. Reconhecer, detectar erros e trabalhar de forma fraterna para tudo aquilo que Comte ensinou siga presente na vida das pessoas, fazendo a diferença. Marechal Rondon, assim como muitos outros positivistas conheceram a doutrina por Benjamin Constant de Botelho Magalhães, professor na Escola Militar da Praia Vermelha/RJ em tempos que o Positivismo "borbulhava". Hoje em dia nos encontramos no estado líquido, e de forma gradual voltaremos ao estado gasoso.


Saúde e Fraternidade
Luiz Gustavo Mota



Para a escrita do artigo consultei o Catecismo Positivista,  Anais da IV Reuniões de Positivistas.

 Agradeço ao amigo Hernani pela elaboração do texto. Ao Professor Arthur pelo grande carinho em me presentear com os livros

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Jesus Cristo e o Positivismo

O Cristianismo é o principal segmento religioso desde os tempos de Augusto Comte. Possui cerca de 2,3 bilhões de seguidores do mundo. No Brasil esses dados não são diferentes e cerca de 80% da população afirma proclamar a fé cristã.

A partir disso e da grande polarização atual referente ao Cristianismo,vamos nesse artigo definir a figura de Jesus Cristo na ótica positivista, partindo dos princípios históricos sobre sua vida.

Resultado de imagem para jesus cristo
Representação de Jesus Cristo que estamos habituados a ver

O nosso mestre Augusto Comte acreditava que haveria uma transição natural do catolicismo para o positivismo. Apesar de em nossos tempos a Igreja Católica tenha trabalhado com maior eficácia em sua humanização e na valorização da palavra Humanidade,  a transição conforme Comte previa não aconteceu , pois de forma rudimentar, a religião cristã impregnou-se em diversos elementos da sociedade, com grande fortificação. Tornou-se responsável pela arquitetura do Ocidente e se manteve assim no decorrer dos tempos.

Para Comte, nada disso seria possível sem a figura de São Paulo( que recebe um mês no calendário positivista). Ele foi a grande mentor responsável pela organização e a construção do cristianismo, sendo assim o seu fundador.

Resultado de imagem para jesus cristo ciencia
Segundo pesquisadores, esse seria o rosto de Cristo levando em consideração fatores do período em que teria vivido

Mesmo com a grande importância que São Paulo recebe, a figura de Jesus Cristo não é excluída, e está diretamente subentendida na figura de São Paulo. Pierre Laffitte, apóstolo direto de Augusto Comte, considerou Jesus como modelo de conduta a ser seguido pelos que em sua vida foram injustiçados de alguma maneira. Ao analisarmos a trajetória de vida segundo os livros religiosos, podemos afirmar sem dúvidas nenhuma, que Cristo honrou os princípios positivistas, serviu à Família, à Pátria e à Humanidade.Vivendo em uma sociedade intolerante e 100% teocrática, repleta de  pensamentos preconceituosos, Jesus recebia todas as pessoas de forma igualitária, reconhecia a grande importância da mulher para à Humanidade, recebia os excluídos como os doentes, divorciadas e propunha a sua integração na sociedade, sem nenhuma forma de julgamentos. Nos nossos tempos atuais, mesmo com a grande quantidade de seguidores de Cristo, exemplos contrários aos seus ensinamentos continuam a acontecer, muitas vezes defendidos por cristãos. Jesus ousa ao dizer, conforme relatado no livro de João  " Amai-vos uns aos outros assim como eu vou amei". A sociedade possui uma grande dificuldade de entendermos que a Humanidade nos fez irmãos. Extremamente ligados pelo ódio, preconceito, classes sociais as pessoas não buscam viver em uma grande harmonia, e sempre propõe e incentiva formas de criar novas divisões, e se afastarem cada vez do que se foi proposto.

O nosso Catecismo Positivista, em sua 1º conferência nos lembra transformar radicalmente a personalidade dos trabalhos humanos advirá da educação positiva. Somente dessa forma iremos trabalhar pela Humanidade, porque amamos ela e necessitamos sempre dela.

O pensamento altruísta, está também relacionado as ideias de Cristo. O amor que não quer nada em troca, o amor ligado pelo bem comum. No livro de Tiago nos é lembrado isso " Porque, onde há inveja e espírito faccioso, ai há pertubação e toda obra perversa". Podemos lembrar também da famosa passagem do Bom Pastor. Um pastor que possui 100 ovelhas, e perde uma, garante a segurança das 99 ovelhas, e por amor um amor desinteressado arrisca sua própria vida , coloca-se em segundo plano na procura pela ovelha.
Resultado de imagem para papa tawadros e papa francisco
Papa Tawandros II da Igreja Copta e Papa Francisco. O ecumenismo e o diálogo inter - religioso sempre foi uma bandeira defendida pelo Positivismo

Nosso mestre Augusto Comte, coloca nas literaturas indicadas ao positivista a Bíblia e o Corão. A Religião da Humanidade, em nenhum momento quer negar as outras doutrinas e promoverem seu esquecimento. O grande Teixeira Mendes por exemplo, foi o maior incentivador do ecumenismo entre o positivismo e o cristianismo e chegou a fazer inaugurações juntos com sacerdotes católicos. O membro da Academia Brasileira de Letras, Paulo Carneiro, grande seguidor de Comte, chegou a expor as ideias da Religião da Humanidade para o Papa João XXIII. Toda religiosidade expressa pelos povos demonstra a existência de uma Religião Universal, para os Positivistas classificadas na Religião da Humanidade
Resultado de imagem para teixeira mendes
Raimundo Teixeira Mendes, autor da bandeira brasileira, apóstolo da Humanidade e grande referência para o Positivismo Religioso.

Outro livro totalmente ligado a vida de Jesus que está na biblioteca positivista é a Imitação de Cristo de Tomás de Kempis. O livro foi escrito no século XV pouco antes da Reforma Protestante, foi um dos mais traduzidos do mundo e segue ainda hoje sendo um dos mas difundidos quando tratamos sobre espiritualidade. Escrito na região entre Bélgica e Alemanha, Kempis escreve baseado nos fatos da sua convivência ( Kempis vivia em clausura) e propõe que para o entendimento da doutrina e dos preceitos de Cristo, é necessária uma ruptura com o pensamento do mundo.


Resultado de imagem para imitação de cristo
Imitação de Cristo, obra de Tomás de Kempis
A Religião da Humanidade se classifica como a evolução de todos esses fatores religiosos como mostra Comte na lei dos três estágios, porém ressaltando que em nenhum momento não renega e não busca excluir a história humana. Toda forma religiosa que se é expressa pelos povos tem muito valor dentro da doutrina, desde os tempos históricos a religião está caminhando lado a lado com a vida humana e tem como objetivo criar laços e respaldar a vida com valores, missões. Jesus Cristo se soma a esses grandes fatores históricos com uma ajuda benéfica, dessa forma nos permitindo o desenvolvimento com o único objetivo de alcançarmos o progresso
 Compreendendo todos os fatos de nossa trajetória, o Positivismo busca expor hoje um novo paradigma na história humana, o estado positivo.

Saúde e Fraternidade
Luiz Gustavo Mota

terça-feira, 17 de setembro de 2019

O que o Positivismo pensa sobre o suicídio?

O mês de setembro desde 2015 ganhou a cor amarelo. Em busca da valorização da vida, a campanha Setembro Amarelo ganhou forma a fim de desenvolver na sociedade um diálogo importante :o suicídio e a sua prevenção. Um tema altamente complexo que não é bem compreendido por todos os setores da sociedade.

Campanha 'Setembro Amarelo' é espaço para prevenção ao suicídio na Zona da  Mata e Vertentes | Zona da Mata | G1

Enquanto estatísticas mundiais apontam queda do número de suicídios, no Brasil esses dados não prevalecem. A taxa de suicídio aumentou 7% no país, sendo a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 19 anos. Mesmo com a redução mundial, 800 mil pessoas acabam com suas vidas todos os anos no mundo. Recentemente foi divulgado na mídia que após a tragédia de Brumadinho, os índices também se elevaram. Fatores familiares, sociais e econômicos historicamente impulsionam esse número mundialmente.

Partindo desse ponto, como a Religião da Humanidade pode também somar forças com a intenção de vencer esse mal tão terrível?  

Eu, particularmente acredito que o Positivismo tem um diferencial. Em sua trajetória, Augusto Comte em nenhum momento quis se mostrar como alguém divino e com super poderes. Comte em sua trajetória foi um ser humano com medos, falhas. Após um conflito com sua esposa,Carolina Massin,
Comte em 1827 tenta o suicídio se jogando no Rio Sena. Graças a um guarda que lá estava a história desse grande homem  não se encerrou ali. Um casamento sem amor, com uma pessoa que tinha visões e valores diferentes, trouxeram a Comte uma sensação grande de impotência e tomado por impulsos quase impediu que o mundo de conhecer o fundador do Positivismo. Por diversos momentos em seu casamento com Carolina, a vida de Comte apresentava melancolias. Sua formação filosófica era grandiosa, mas lhe faltava o sentimento de um verdadeiro amor que fosse capaz de criar um elo espiritual.

Resultado de imagem para rio sena paris
Rio Sena, Paris

O motivo que levou Augusto Comte a tentar o suicídio foi o mesmo que leva diversas pessoas a provocarem um atentado contra sua vida. Desilusões, falta de amor, sensação de grande vazio, impulsão. Novamente nos recordamos da máxima positivista, e podemos entender que faltou o amor. Foi nesse sentimento que Comte transformou sua vida e esse exemplo deve ser sempre relembrado.
 A vida moderna, nos trouxe grandes benefícios, mas ao mesmo tempo nos trouxe grandes lacunas que as chamadas " doenças modernas" como a depressão ocuparam esse lugar.   

E o que podemos fazer?

É necessário sempre muita cautela quando abordamos esse tema. Segundo o Ministério da Saúde, é necessário sempre estarmos alertas aos sinais que ele pode apresentar: preocupação com sua própria morte, ideias suicidas, isolamento. A ajuda médica é imprescindível, mas você pode começar a fazer a diferença. Uma conversa sem julgamentos, sem ameaças  são um grande diferencial. A pessoa que pensa em tomar uma atitude radical contra sua vida está em um momento de desespero,querendo uma atitude imediata. Você transmitindo confiança a ela, fará toda a diferença.

Um servidor da Humanidade, deve lembrar, conforme consta em nosso Catecismo que as condições essenciais para uma religião é: amar, pensar e agir. Sem essas condições não é possível sermos servidores. É necessário lembrar que o detalhe mais simples pode fazer a diferença na vida de um ser humano. 

A atitude de ajuda de um positivista é reforçar a ideia da vitória do altruísmo sobre o egoísmo. Na 2º conferência do Catecismo Positivista, nos é ressaltado que os melhores afetos referem-se ao altruísmo. 

A campanha do Setembro Amarelo vem nos trazer uma reflexão. Toda ajuda é válida. Desde uma conversa repleta de amor até a ajuda nos profissionais de saúde. A missão do positivista de conhecer e servir à Família, à Pátria, à Humanidade  engloba inúmeros deveres. Detectar e transmitir ajuda é um deles. 

Augusto Comte conseguiu encontrar o seu elo e a sua paz  depois do seu encontro com a Mãe da Igreja Positivista, Clotilde de Vaux. " Graças a ela (Clotilde), tornei-me para a Humanidade,um órgão verdadeiramente duplo(...)" 

Resultado de imagem para clotilde de vaux
Rua que homenageia Clotilde de Vaux,em Paris. Clotilde foi um divisor de águas na vida de Comte

O Positivismo te convida a fazer a diferença na vida de cada irmão que a Humanidade lhe deu. Somos convidados a seguir o exemplo de Clotilde na vida de Comte.  Em cada função nossa, esse convite nos é feito.

O Setembro Amarelo deixa essa mensagem. Estarmos sempre atentos. Os sentimentos fazem toda a diferença na vida das pessoas. Cada pessoa que viveu essa transformação foi  foi poupada do suicídio. Augusto Comte nos deixa o exemplo de que é possível reverter essa situação e trabalharmos pelo progresso.

Uma entidade que propõe um trabalho bacana referente a valorização da vida, que aqui vale lembrar, é a CVV - Centro de Valorização da Vida. Ele realiza apoio emocional com o objetivo de prevenir o suicídio, atendendo voluntariamente e gratuitamente as pessoas que querem conversar via telefone, e-mail e chat de forma sigilosa.  O CVV atua de forma apartidária, sem interesses de impor uma religião, valores financeiros. O objetivo da entidade é a ajuda e o bem social de cada indivíduo, compactuando assim, com ideais positivistas.


" Toda útil cooperação habitual nos destinos humanos, quando exercida voluntariamente, exige o ser correspondente em elemento real dessa existência composta, com um grau de importância proporcionando à dignidade da espécie e a eficácia do indivíduo" - 2º conferência, Catecismo Positivista







Saúde e Fraternidade
Luiz Gustavo Mota

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Os sacramentos positivistas

Quando pensamos em sacramentos, provavelmente, lembraremos de uma criança sendo batizada, ou talvez de um momento de reunião familiar, celebrando a ascensão dentro de um dogma religioso. O sacramento são pequenos momentos onde são comemoradas pequenas elevações na vida espiritual do ser humano.

 Nesse artigo veremos um pouco disso , qual a função dos sacramentos e como eles se aplicam no Positivismo Religioso.
Resultado de imagem para augusto comte
Augusto Comte, pai do Positivismo

O sacramento tem como objetivo criar um laço com seu povo,e por meio dele, criar um vínculo de renovação com seus seguidores. Essa ideia de sacramento é teocrático. A Igreja Católica possui 7 sacramentos ( batismo, confirmação,eucaristia,penitência, unção dos enfermos, ordem e matrimônio) as Igrejas Protestantes  possuem 2 ( batismo, ceia). As religiões de matriz afro também possuem  ritos de sacramentos, o mas conhecido é o da iniciação, momento em que a pessoa fica em retiro e raspa seu cabelo

 Comte, sabendo disso, desenvolveu os sacramentos para a Religião da Humanidade. Na 4º conferência do Catecismo Positivista, Augusto Comte indica os sacramentos como a preparação pela qual durante o conjunto da vida objetiva, cada digno servidor da Humanidade deve seguir afim de alcançar a eternidade subjetiva.
Resultado de imagem para sacramentos
Conjunto de ícones de sacramentos que estamos habituados a ver

O Positivismo possui 9 sacramentos

1 - Apresentação
2 - Iniciação
3 - Admissão
4 - Destinação
5 - Casamento
6 - Madureza
7 - Retiro
8 - Transformação
9 - Incorporação

Seus significados:

1 - Apresentação - Um sacramento que representa a festa para a família. Equivale a um batismo católico. É o compromisso que os pais assumem de educar seus filhos segundo os valores altruístas. Amar conhecer e servir à Humanidade. Momento que a criança recebe o nome segundo os nomes que constam do calendário positivista ( lembrando que não necessariamente os pais devem escolher somente aquele nomes.)

2 - Iniciação - O sacramento da iniciação é o momento pelo qual os estudos se inicia. Onde são introduzidas as 7 ciências - Matemática, Astronomia, Física, Química, Biologia, Sociologia e Moral

3 - Admissão - O sacramento da admissão representa o concurso individual. Um momento muito especial na vida, quando se incia o descobrimento dos dons. Momento que os estudos são finalizados e é recebido do sacerdote o conhecimento das 7 ciências.


4- Destinação -  Sacramento que representa o momento em que se é escolhido a profissão. É uma decisão pessoal de acordo com os interesses, gostos e aptidões individuais


5- Casamento - União de duas pessoas em prol da Humanidade. O sacramento do casamento jamais deve ser " arranjado ". Esse sacramento deve estar palpado do amor


6 - Madureza  - Reitera a destinação. Nos tornamos mestres em nossos ofícios.


7- Retiro - O retiro é o sacramento da passagem. Equivale a aposentadoria. Momento em que passamos nossos ensinamentos aos que estão emergindo.


8 -Transformação - Equivale mas o menos à missa de corpo presente, acompanhadas de música solene e as palavras do Hino do Amor de Teixeira Mendes. Pode também substituir a chamada extrema unção do catolicismo em momentos de adoecimento.
Resultado de imagem para frases de teixeira mendes
Hino do Amor de Teixeira Mendes


9 - Incorporação - 7 anos após a morte, os restos mortais do confrade são levados para o Bosque  Sagrado , ao redor dos Templo da Humanidade onde serão introduzidos ao órgão da Humanidade. Cada túmulo será ornado com uma simples descrição um busto, conforme grau de glorificação alcançada.



- Augusto Comte não instituiu nenhuma regra aos sacramentos, assim podendo ser realizados de que o celebrante julgar ser justa. Eles também não necessitam seguir a ordem imposta. Comte buscou escrever as coisas de modo que as gerações possam se adaptar em seu íntimo particular.


Os sacramentos tem o objetivo de respaldar a vida daquele que segue o Positivismo. Ser um norte, no meio das dificuldades da vida.
Na 4º conferência do Catecismo Positivista, Comte fala da necessidade em consagrar todas as fases da existência , ligando elas à vida pública. Os sacramentos positivistas são resultados de estudos, experiências de vida que o único objetivo: A elevação da Humanidade. A vitória do altruísmo sobre os valores egoístas.

Vivemos em sua sociedade que foi corroída pela mentira, ganância. A sociedade com o passar dos tempos desenvolveu-se sem sem ordem, e a consequência foi catastrófica. Os sacramentos tem a função de fazer oposição a todos esses impulsos negativos. Uma vida respaldada pelo respeito, humildade consegue trazer benefícios inúmeros. Os nove sacramentos propostos por Comte tem a ideia de transmitir um acompanhamento, estar presente na vida do ser humano e ser um importante responsável por trazer a elevação na pessoa. Os laços egoístas estão muito fortes, possuem uma grande base os permite prevalecer. A vida altruísta está exatamente com essa intenção, promover a quebra de barreira e mostrar o quanto é bonito o amor desinteressado.

Uma vida iluminada por laços religiosos, com o amor produz resultados para a vida toda. Comte quando desenvolveu o Positivismo Religioso manteve as comunidades exatamente por isso. Ele sabia o quanto era importante a reunião das pessoas, a troca de experiência. Os sacramentos estão diretamente ligados a isso. Os sacramentos trazem uma orientação para um caminho feliz, honrando a Humanidade. Não é o interesse financeiro, material que está em jogo. É o bem estar da grande casa que a todos abrigam, a Humanidade. 

Saúde e Fraternidade

Luiz Gustavo Mota




- Para a explicação dos sacramentos, utilizei fontes e passagens do Catecismo Positivista.

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Ainda é possível ter fé na Humanidade?



Está cada vez mais difícil, chegarmos em casa depois de um dia de trabalho, estudo e ligarmos o noticiário como um momento de descontração. Sentimentos egoístas, por diversas razões acompanharam a sociedade e trouxeram um profundo distanciamento da sociedade. Notícias de corrupção viraram rotina, a mentira ganhou espaço, e tantos outros elementos viraram algo que nosso subconsciente entendeu como normal.
Resultado de imagem para religion de l'humanité
Capela da Humanidade, em Paris


Não precisa ser nenhum religioso na essência teológica da palavra, para sabermos que todos nós somos irmãos. Vivemos em um mesmo planeta, a origem dos nossos alimentos é a mesma. Então porque trapacear, roubar daquele que não tem, mentir e incentivar a desigualdade? Nesse cenário caótico, a fé na Humanidade é algo real ou somente uma utopia?

Vamos analisar juntos a situação dentro da ótica positivista.

Podemos definir a nossa sociedade hoje como os " tempos anárquicos". No Catecismo Positivista, na 2º conferência, Comte usa o termo para dizer que não há um poder espiritual aceito por todos.
Quando pensamos em conjuntos de seres humanos, tanto os passados, presentes e futuros não devemos considerar todos os homens, e somente levar em conta aqueles que assimilaram a verdadeira cooperação na existência comum. Todos nascem da Mãe Humanidade, mas não serão todos esses filhos que aceitam a  nobreza de servir a Humanidade. Comte, como nosso supremo sacerdote, já nos deixa isso claro. A missão de um servidor da Humanidade é saber dialogar com aqueles que não aceitaram o sacerdócio natural, saber orientar e conduzir a pessoa a um processo de  evolução.  As pessoas com o passar dos tempos se  afastaram, criaram um grande medo, por diversas razões. Devemos sempre lembrar que se o amor não existir no princípio, a consequência da ordem e do progresso jamais ocorrerão. A mãe de todos os sentimentos é o amor.

Recentemente, ganhou o centro da atenção da mídia o sequestro de um ônibus na Ponte Rio-Niterói.O jovem William entrou em no ônibus que estava seguindo para a capital carioca, e fez todos os passageiros reféns. Com uma arma de brinquedo, uma garrafa de gasolina ele causou pânico entre os passageiros.O sequestro durou mais de três horas,e teve o trágico fim, com a morte de William.

O jovem William, aos 20 anos, tinha desenvolvido em sua vida uma série de problemas psicológicos. Sua mãe relatou que ele usava o termo "depressão profunda" para descrever a agonia que ele sentia. Sua mãe também relatou que o filho estava revoltado com a falta de oportunidades de emprego.
William foi um exemplo de quem passou por um profundo transtorno. A máxima da religião positivista nos diz que o amor está no princípio, será que a sociedade no decorrer da vida desse jovem lembrou  desse fato?


Como a 2º conferência do Catecismo Positivista nos indica, o Positivismo não se destina a convencer os letrados, mas sim os proletários e as mulheres. A missão de um servidor da Humanidade é fazer a função de um verdadeiro pai. Sem discriminação, de coração aberto buscar compreender o pensamento de cada pessoa, com o objetivo de sua elevação. Comte diz que " devemos viver pelo outro afim de reviver no outro"

Os positivistas sabem que a Humanidade não é toda poderosa, mas dentro do seu pouco poder deve se fazer tudo ao seu alcance. A Representante do Gran Ser , Santa Teresa D'Avila - relembrada por Comte no calendário positivista - possui uma bonita frase que nos ajuda a entender um pouco disso " O verdadeiro humilde sempre duvida das próprias virtudes e considera mais seguras as que vê no próximo".Como a 5º conferência nos recorda, a moral no Positivismo diz respeito as tentativas de compreender o que acontece na cabeça de cada um de nós.
Imagem relacionada
Teresa D'Avila foi lembrada no calendário positivista de Augusto Comte

A vida de Augusto Comte é um bonito exemplo que também devemos lembrar. Comte em nenhum momento se tratou ou obrigou tratamento como se fosse um deus . Augusto Comte foi um ser humano como nós, que errou, teve dúvidas, medo, pensou no suicídio como forma rápida de se livrar dos problemas, mas conseguiu sua evolução com o amor. Deixou a nós um bonito exemplo,e pensando nas gerações, desenvolveu a Religião da Humanidade.


Em poucas palavras, quando analisamos à sociedade a luz do Positivismo, devemos lembrar da frase de Comte " Viver para outrem não é somente a lei do dever, mas também a da felicidade".

Saúde e Fraternidade
Luiz Gustavo Mota

Augusto Comte e Pernambuco

 Um fato muito interessante que Ivan Lins brilhantemente recorda em sua obra - História do Positivismo no Brasil - é o conhecimento de Augus...